quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Deus deu o seu cajado para cada um ser usado e fazer muitos milagres.(baseado em Êxodo 4)

                                                 


Quando pregamos o evangelho por mais confiança que tivermos sempre no fundo temos um pouco de insegurança,sempre lembramos da rejeição que podemos ter em alguns lugares por falarmos de Deus.
Isso também aconteceu com Moisés,ele tinha noção de quanto as pessoas estavam incrédulas,porque achavam que o sofrimento que tinham nas mãos do Rei do Egito,era porque Deus não mais amava o seu povo.Então Deus resolveu usar Moisés para mostrar que iria salvar o seu povo "israelitas".


7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;


8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.


9 E agora, ei s que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.


10 Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel. (Êxodo:3,7-10)


Viu Deus realmente estava preocupado com seu povo,pois lembrou-se da promessa que fez aos descentes de Abrãao.Mas Moíses ainda ficou com uma certa dúvida sobre o propósito de Deus para ele,e muitas vezes somos assim fazemos muitas perguntas até aceitarmos realmente que Deus nos usa e fazemos o impossivel quando somos usados por Deus.


11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?


12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.


13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?


14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

O Senhor usa,nos capacita,e faz com que seu nome seja aceito por todos porque Ele é poderoso.Veja como ele diz: EU SOU QUEM SOU. 


  • Sendo usado por Deus.
1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu.

2 Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara.

3 Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela.

Vamos colocar o cajado de Moíses como nossa biblia,a palavra de Deus,agora vamos mudar a frase.
"Ao que lhe perguntou o Senhor: que é isso na tua mão? Disse Moíses: uma biblia.

Coloquei o cajado de Moíses como uma biblia porque é atráves desse cajado que Moíses mostrará como Deus é tremendo e poderoso.

  • O poder da cura: Outra forma de vermos o quanto Deus é maravilhoso.

6 Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve.

7 Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.)

8 E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal.

  • O poder da capacitação e sabedoria:
10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

11 Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?

12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Quando Deus tem um plano não há ninguém capaz de impedi-lo,para Deus não há barreiras,NÃO é algo dificil de se acontecer.Se formos capazes de dizer não ao chamado de Deus isso poderá deixá-lo triste e irritado,pois ele sabe de todas as coisas e inclusive que somos capazer,não precisamos ficar com medo,apenas dizer "Senhor,eis me aqui seja para o que for.
Será que é tão dificil dizer isso depois do que tudo que Deus fez por nós? 
Pois Moíses não acreditou no poder de ser usado por Deus,e pediu que outra pessoa fosse em seu lugar,mas Deus sempre dá um jeito quando tem algo em mente.Disse que enviaria o irmão de Moíses (Arão) e ele seria usado para falar aos Egipcios.
Não há nada impossivel para Deus,guarde isso em sua mente,

13 Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar.

14 Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração.

15 Tu, pois, lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que haveis de fazer.

16 E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.

17 Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.