sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

De Gospel+: Aprendendo a interpretar a bíblia!


Aprendendo a Interpretar a Bíblia
Não sou ninguém para dar aula de hermenêutica, mas gostaria de passar alguns conselhos para você que tem buscado conhecer mais as escrituras e talvez por alguns momentos tem encontrado dificuldades para entender o texto bíblico.
.
De fato, a bíblia é um documento muito antigo, escrita entre mais ou menos 1.450 a.C ou 1.300 a.C e 90 d.C.
.
1) Para compreender o Antigo Testamento, não podemos de maneira nenhuma lê-lo com nossa mente ocidental moderna. Estamos falando de um povo antigo, com costumes totalmente diferentes, com uma cultura totalmente diferente e com uma percepção totalmente diferente.
.
Hoje temos uma análise muitas vezes marxista das coisas (sob o ponto de vista social) que pode nos levar a interpretar a bíblia de forma errônea.
.
Desta maneira, quando você tiver dificuldades com o texto, primeiramente tente entender para quem está sendo escrito aquele texto. Depois quem foi que o escreveu, e tente compreender o que esta pessoa queria dizer. Pois o ponto não é o que você compreende, e sim o que a pessoa queria dizer.
.
Por exemplo: Eu estou falando sobre meu trabalho para uma pessoa, descrevendo como foi o ano, que estou muitíssimo satisfeito com os novos projetos que tive, e termino dizendo que quero outros novos desafios. Se alguém chega e pega apenas o final, pode me compreender de forma errônea. Se apenas ouve: Quero novos desafios. Pode entender que eu estou insatisfeito e desejo outro emprego. Desta maneira, a pessoa que não procurou entender o contexto, o que eu queria dizer, e para quem eu estava dizendo, interpretou errado.
.
Se isto acontece nos dias de hoje, imagina com o texto bíblico que foi escrito a muitas centenas de anos atras.
.
2) Outro ponto é compreender que existem momentos nos textos em que há linguagem poética, outros momentos são históricos, outros proféticos, outros escatológicos. Desta forma, de maneira nenhuma posso interpretar sob um ponto de vista histórico um texto poético.
.
Há também momentos na bíblia em que o texto não está preocupado em explicar determinadas coisas que talvez nós queremos que ele explique.
Por exemplo: Em Gênesis 1, o autor relata a criação de Deus. Porém ele não está preocupado em passar uma visão científica desta criação. Ele começa dizendo que a Terra era sem forma e vazia, e todo decorrer do texto se preocupa apenas em mostrar Deus dando forma a Terra, e a preenchendo.
.
Outra questão são as genealogias e idades muito superiores nas primeiras gerações de Gênesis. Será que estamos interpretando os números de forma correta? Os Sumérios costumavam dizer que seus reis naquela mesma época reinavam mais de 20.000 anos. Outros viveram 241.000 anos. Será que viviam assim mesmo ou era apenas uma forma de exaltar o rei?
.
Vamos tentar compreender algo. Vamos supor que escrevo um bilhete para um amigo dizendo: “Estou cansado de ficar te esperando. Você demorou um século para chegar. Poxa, da próxima vez que você ficar mil anos se arrumando eu vou te deixar pra trás.”
.
Agora imagine daqui a 1000 anos algum arqueólogo acha esse bilhete e não se preocupa em entender o que eu quis dizer e pensa. Nossa, como eles demoravam naquela época!
.
Há outras questões numéricas como o número de pessoas que saíram do Egito e partiram para o Êxodo com Moisés. No caso, seriam mais de 2 milhões de pessoas se levarmos em conta uma soma exata dos números. Porém, se pensarmos que o povo de Israel era menor do que os povos que viviam em Canaã, e eram sete povos maiores do que Israel, certamente teríamos mais de 20 milhões de pessoas em Israel naquela época.
.
Sendo que a China deveria ter cerca de 55 milhões. E Israel hoje está abarrotado com 7 milhões de pessoas. Será que reduziu tanto assim, ou estamos interpretando esses números de forma errada?
.
3) Devemos ao ouvir algum ponto de vista de algum teólogo ou estudioso que interprete a bíblia tentando entender sob qual ponto de vista ele está interpretando-a.
.
Existem diferentes formas de ver uma mesma história. Existem aqueles que a vêem sob o ponto de vista dos poderosos. Outros a vêem sob o ponto de vista do povo (Mateus, por exemplo). Outros lêem sob um ponto de vista social (marxista).
.
Por exemplo, alguém que lê sob o ponto de vista social-financeiro, quando interpreta a Reforma Protestante, diz que a Reforma existiu apenas porque os Reis não queriam mais dar dinheiro para a Igreja Católica e então romperam com isto e apoiaram Lutero. A questão de justificação pela fé é bobagem para estas pessoas.
.
Pode existir algum sentido? Pode. Porém não podemos deixar de ver por todos os ângulos para não nos tornarmos tendenciosos com relação ao texto bíblico.
.
É mais fácil o texto estar correto e você estar interpretando de forma errada do que de fato o texto estar completamente errado e você é o sabichão que aprendeu interpretar a bíblia do seu jeito, segundo suas experiências e de acordo com o que você acha. Talvez por isso vemos tantas pessoas se perdendo na Teologia Liberal e se enveredando por caminhos tortuosos de flexibilização da palavra de Deus, que é viva e eficaz para nos salvar!
.
4) Busque diferentes traduções e de preferência leia os textos nas línguas originais. Se você não consegue ler nestas línguas, existem diferentes ferramentas hoje que podem ajudar!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fase difícil - adolescencia


Nossa é muito dificil mesmo essa fase adolescente,parece que temos que experimentar e tomar todas as decisões ao mesmo tempo não é?
Pois, é assim mesmo,quando estamos na fase denominada "puberdade" ficamos com os nervos a flor da pele,queremos pensar só em nós mesmos,esquecendo que o mais importante não é o seu meio exterior e sim o interior.
Se você é adolescente, ou está começando os chamados pré-adolescentes, eu acho que posso ajudá-lo,eu já passei por essa fase,na verdade ela está terminando,e sei o quanto é difícil,muitos pais chegam até ficar pasmos com os comportamentos de seus filhos,mas isso tudo faz parte.Isso não quer dizer que vocês  tenham que ignorar seus pais, e fazer suas próprias vontades,pode ser diferente, mas os pais sempre tem razão.Escute-os.
Uma boa ajuda aos adolescentes é, um cuidado que a igreja tem a mais por eles,pois, vocês mesmos sem querer são muito influenciados pelo mundo.Se você é cristão busque sempre a Deus,isso fará com que você tenha um amigo que te ajudará sempre a enfrentar os problemas e decisões.Faça amizades que duraram para sempre de preferência aqueles que tem o mesmo propósito que você.


Deus dá a nós sabedoria e compreensão,tenho dois irmãos adolescentes é vejo o comportamento deles as vezes não acredito o quanto a adolescência muda a personalidade,o que é importante é saber que o faz agora também implicará no seu futuro.
Não se influencie por idéias de ninguém, o importante é o que você pensa,se sempre se firmar nas opiniões dos outros se tornará totalmente dependente,isso mesmo totalmente dependente de opiniões alheias,forme seu caráter a base daquilo que Deus tem para você,pode ser muito cedo para que você saiba disso, mas Deus já está formando uma nova geração que são justamente os adolescentes,sabe por que?
Por que muitos já estão perdidos e as vezes os pais não tem uma certa intimidade com os filhos,e então quem os filhos irão recorrer para pedir conselhos???? Os amigos, e não é melhor ter um amigo sábio que tem conselhos certos na ponta da língua,como diz em Provérbios, do que ter um amigo que o deixará ainda com dúvidas.
Por isso, se você é um adolescente cristão busque sempre ajudar aquele seu amigo/a que está com problemas,você não está muito novo para isso,pois o destino de grandes guerreiros de Deus são traçados desde o seu nascimento.
Preste atenção nas oportunidades e pense muito bem antes de falar,aceite o castigo dos seus pais e de Deus  esse castigo que digo não é maltrato e gritos,pais sábios sabem como lidar com cada um de seus filhos é um dom de Deus...
Seja um adolescente de Jesus e faça dessa geração a GERAÇÃO ELEITA  

"Os castigos curam a maldade da gente e melhoram o nosso caráter."(Provérbios:20,30)





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

De: Gospel +

Depois de ter o pescoço cortado por um homem que invadiu sua casa, evangélica leu a Bíblia para o seu agressor




Depois de ter o pescoço cortado por um homem que invadiu sua casa, evangélica leu a Bíblia para o seu agressor
A evangélica Lindsay Wood, 32, da cidade de Shelby, Carolina no Norte, teve a casa invadida por um homem que a agrediu cortando seu pescoço. Mesmo ferida a cristã leu a Bíblia e pregou para o seu agressor durante uma hora e meia.
Wood contou que havia acabado de chegar em casa após um estudo bíblico, e pediu ao seu filho de 15 anos para tirar o lixo, quando sua casa foi invadida. Segundo a polícia, o filho de Wood ouviu o que estava acontecendo e se escondeu no quintal, fora de vista, enquanto sua mãe continuou a falar com o agressor.
Faye Cooke, vizinha de Wood contou que a ouviu pedir por favor ao agressor “para não machucá-la, que ela amava o Senhor e seu filho”. A polícia disse ainda que ela ofereceu seu carro e dinheiro ao agressor, mas segundo o capitão do Departamento de polícia de Shelby, ele foi embora da casa sem levar nada após o apelo da vítima.
Mesmo ferida Wood ficou uma hora e meia lendo a Bíblia e falando do amor de Cristo para seu agressor, que a ouviu e depois foi embora pedindo desculpas. Ela chegou a convidá-lo par ir à igreja que ela frequenta.
Segundo a ABCNews Lindsay Wood está no hospital se recuperando dos ferimentos, que exigiram cerca de 20 pontos e alguns grampos para serem fechados.
Fonte: Gospel+

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vale a pena adorar com essa musica Ouça e adore!!

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/5zcPbeYHEgg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>