quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gente resolvi postar essa matéria porque a timidez é algo que venho lutando há anos e tenho certeza que isso não aconteçe so comigo!Por isso façam igual a mim peça pra Deus pra tirar essa pedra de tropeço do seu caminho e isso porque vc quer dar o melhor pra ele

O que é timidez? 

Clínica do Amor e Timidez
A timidez pode ser definida como um desconforto diante de situações sociais que atrapalha o indivíduo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Mas o que muita gente não percebe é que virtualmente toda a população é afetada pela timidez, já que ela funciona como um verdadeiro "regulador social", atribuindo culpa e vergonha para evitar os excessos que transformariam nossa sociedade em um verdadeiro caos. Por algumas razões uma porcentagem que não é pequena desenvolve uma inibição excessiva, e é neste caso que ela realmente atrapalha.
Pesquisas demonstram que aproximadamente 50% das pessoas sofre com a timidez em algum momento de suas vidas. A timidez pode ser crônica ou situacional. Na timidez crônica a pessoa experimenta dificuldade em praticamente todas as áreas do convívio social. Ela não consegue falar com estranhos, fazer amigos, paquerar, falar em público, enfim, o prejuízo é generalizado. Já na timidez situacional a inibição se manifesta em ocasiões específicas, e portanto o prejuízo é localizado. Por exemplo, a pessoa não experimenta dificuldades no amor mas morre de medo de falar em público. Ou o contrário!
Esta é a forma mais comum de timidez, e também a mais fácil de ser vencida. Isto ocorre porque o tímido situacional possui mais habilidades sociais do que o tímido crônico, e grande parte do tratamento consistirá na "migração" das habilidades já existentes, enquanto que no segundo caso faz-se necessário um desenvolvimento completo dos recursos necessários para a interação com o mundo. Mas isto não quer dizer que tratar o tímido crônico seja impossível, muito pelo contrário. Este desenvolvimento ou aprendizado é perfeitamente viável e diariamente presenciamos pequenos "milagres" que acontecem na vida dos clientes que chegaram com este diagnóstico.
E quanto à fobia social, qual a diferença em relação à timidez? A fobia social pode ser considerada a porção psicopatológica da timidez. Algumas pessoas desenvolvem a fobia social sem necessariamente ter experimentado a timidez, mas muitos tímidos evoluem para esta condição por negligenciar sua dificuldade e rejeitar as opções de tratamento. Enquanto que na timidez a pessoa sente desconforto mas ainda enfrenta os desafios do cotidiano, na fobia social ela passa a evita-los, isolando-se gradativamente.
As consequências podem ser devastadoras: geralmente o fóbico começa abandonando a escola ou faculdade, sacrificando em seguida o emprego; não participa de festas ou reuniões, distanciando-se portanto dos amigos; há casos em que a pessoa recusa-se até mesmo a sair de casa, e precisa ser acompanhada por um parente para desempenhar atividades comuns como uma visita ao supermercado ou ao consultório médico.
As causas tanto da timidez quanto da fobia social ainda são objeto de polêmica. Alguns defendem que os motivos são genéticos, outros garantem que são mesmo aprendidos. Na CAT acreditamos que pode existir uma predisposição genética, mas será o aprendizado que irá determinar se a criança, jovem ou adulto experimentarão ou não dificuldades na relação com as pessoas. Se é aprendido, podemos reaprender. Só deixamos de aprender após a morte (ou não?:-), então nunca é tarde para iniciar a sua luta contra as dificuldades que o impedem de ser feliz